domingo, 8 de novembro de 2009

ROTULAGEM=Informação ao Consumidor

Quando vais às compras verificas que todos os alimentos são vendidos em embalagens completamente fechadas.
A embalagem tem como função garantir o isolamento do produto em relação ao ambiente exterior impedindo a sua contaminação por microrganismos ou produtos químicos; logo, se verificares que uma embalagem está danificada (estragada), deves avisar o funcionário para que a retire da prateleira.
Mas nem sempre foi assim ...
Quando os teus avós ou bisavós eram da tua idade os produtos eram vendidos a granel e cada pessoa pedia a quantidade que pretendia comprar, que era colocada no saquinho ou vasilha que a própria pessoa levava quando ia fazer compras; lembra-te que não havia sacos de plástico.
Vamos centrar-nos nos ovos para perceber este processo ...
Se alguém queria saber quanto tempo tinham os ovos, quem era o dono das galinhas, o que comiam, ou se havia a garantia de não estarem doentes ... perguntava ao dono da mercearia e as informações eram dadas oralmente. Normalmente o dono das galinhas era um vizinho.
Hoje em dia há aviários, embalamento dos ovos, transporte através de camiões, distribuição através dos super e hipermercados ... e todo o processo é desconhecido para nós.
Como é importante ter acesso a informações sobre os ovos, pois queremos ter garantia de qualidade/segurança dos alimentos que comemos, temos à nossa disposição a ROTULAGEM ou seja um conjunto de informações sobre o produto que pretendemos comprar.
Por isso se diz que a ROTULAGEM é o BILHETE DE IDENTIDADE DO PRODUTO.
Quando vais às compras é importante consultar a informação que o rótulo nos dá sobre o produto.
Um consumidor informado vale por dois.