quarta-feira, 19 de abril de 2017

"À DESCOBERTA DO EU"... para me conhecer (pontos fortes fracos).

Estás a entrar numa fase da tua vida em que sabes que estás a mudar. O teu corpo está  a ficar diferente, queres perceber o que se está  passar contigo e gostas de falar com os teus amigos sobre assuntos que te interessam ou preocupam. 
Mas será que podes falar com todos os teus colegas sobre esses assuntos? 
Para te conheceres melhor e te ajudar a descobrir quem são, realmente, os teus amigos, deixo-te aqui uma tabela de PONTOS FORTES e outra de PONTOS FRACOS, construída com a ajuda de colegas teus de 6º ano, de anos anteriores:

Procura identificar os teus PONTOS FORTES e PONTOS FRACOS.
  • Depois, procura identificar pontos fortes e fracos dos teus melhores amigos ou amigas.
  • De seguida procura saber os pontos fortes e  fracos que os teus amigos (os verdadeiros amigos) te atribuem.  Não confundas o(s) amigo(s) a sério com os teus colegas.
Estás com certeza admirada(o) por os teus amigos verem em ti tantas qualidades e ... perceberem que tens pontos fracos que deves corrigir. Verificaste que afinal eles(elas) reparam em tudo e não gostam de certos comportamentos errados que por vezes repetes no dia a dia e que até acham disparatados ou demasiado infantis. Pensavas que achavam piada?
Além disso, se respeitas os colegas, os ajudas e és educado(a) e honesto(a), percebeste que tens muitos admiradores e admiradoras. Continua assim que estás no bom caminho. 
Mas, se tens defeitos a corrigir ... é bom estares atento e com vontade de melhorar.
Agora, que já percebeste que a adolescência é uma fase da vida em que as pessoas crescem muito ... vais descobrir, nas aulas de Ciências Naturais, por que motivo isso acontece. Vais também aprender como é constituído e funciona o sistema sexual feminino e o masculino.

A adolescência é também uma fase da vida em que treinas formas de estar, em que aprendes a comportar-te como Homem ou como Mulher, em que descobres do que gostas, em que és confrontado(a) com situações, por vezes complicadas, em que tens de tomar decisões. Lembra-te que:
  • as decisões acertadas podem exigir algum esforço, mas evitam problemas e sofrimento e preparam o teu futuro;
  • as decisões erradas podem ser agradáveis e fáceis de tomar, agradam-te no momento, mas causam normalmente problemas e sofrimento mais cedo do que pensas.
 Não esqueças: o nosso futuro depende das decisões que tomarmos ao longo da vida. 

Sem comentários: