quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O QUE ACONTECE NO SISTEMA DIGESTIVO: na boca, no estômago e no intestino delgado?

Percebeste que o sistema digestivo faz um grande esforço para dividir os alimentos, separar os nutrientes e estes em partículas? Percebeste o que acontece na boca, no estômago e no intestino delgado?
Vamos rever tudo isto:
NA BOCA
Os dentes fazem a mastigação (cortam, rasgam e desfazem a comida) e a saliva (ptialina) atua sobre o amido (um glúcido) dividindo-o em "pedaços"; a língua envolve e mistura os alimentos com a saliva (produzida nas glândulas salivares) ... e forma-se uma papa, o BOLO ALIMENTAR.
O bolo alimentar sofre  a deglutição e passa pela faringe e esófago, em direção ao estômago.
NO ESTÔMAGO
O bolo alimentar chega ao estômago, depois da deglutição, e vai ser sujeito à acção do suco gástrico (produzido nas glândulas gástricas ou estomacais) que atua sobre as proteínas, dividindo-as; os movimentos peristálticos do estômago misturam os alimentos com o suco gástrico ... forma-se uma papa mais fina, o QUIMO.

Ver aqui

NO INTESTINO DELGADO
O quimo chega ao intestino delgado e sofre a ação dos movimentos peristálticos e de sucos digestivos:
  •  da bílis (produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar) que vai iniciar a divisão das gorduras (lípidos) ...
  • do suco pancreático (produzido pelo pâncreas) que actua sobre proteínas, glúcidos e lípidos, continuando a dividí-los.
  • do suco intestinal (produzido nas glândulas intestinais), que acaba de dividir os nutrientes.
Durante este processo os alimentos são sujeitos aos movimentos peristálticos do intestino, que misturam os sucos digestivos com os nutrientes, facilitando a sua divisão. No final forma-se uma papa muito fina. Observa a divisão dos nutrientes.

Tanto trabalho ... tantos movimentos ... tantos sucos digestivos. Os nutrientes estão finalmente divididos em partículas muito finas. E agora? O que vai acontecer a essas partículas?
Na imagem A observas o intestino delgado, com as vilosidades intestinais no interior. Na imagem B observas as vilosidades intestinais aumentadas e, no seu interior, os vasos sanguíneos.
Retirado aqui
As partículas dos nutrientes, separadas durante a digestão, vão atravessar as vilosidades intestinais e passar para o sangue ou linfa. A este fenómeno chama-se ABSORÇÃO DIGESTIVA.
Os nutrientes que não chegaram a dividir-se, as fibras e parte da água, vão par o intestino grosso e, depois, são eliminados na forma de fezes.
Os nutrientes simples que passaram para o sangue seguem para as células. A este fenómeno chama-se ASSIMILAÇÃO. As células vão usá-los de várias formas (que já estudaste):
  •  as proteínas, lípidos, minerais e água, como material de construção;
  • os glúcidos, os lípidos e algumas proteínas, para produzir energia;
  •  as vitaminas, para nos proteger de doenças.
Para perceberes melhor o que se passa na boca, estômago e intestino delgado, podes ver e/ou ouvir os filmes:
Queres saber mais? Faz o Exercício 1

Ainda há dúvidas? Coloca-as em "comentários".

Sem comentários: