terça-feira, 25 de abril de 2017

O QUE VAI ACONTECER AO ÓVULO? Fecundação ou menstruação?

Quando o ovário começa a formar hormonas sexuais femininas, a rapariga começa  a transformar-se em mulher. Não vemos os fenómenos que se passam no interior do corpo, mas há sinais exteriores (os caracteres sexuais secundários) e, um deles, a menstruação (ou período), surge na puberdade. Mas, antes da menstruação, há a ovulação.

O que é a ovulação?
No início da adolescência os ovários começam a "trabalhar", amadurecendo óvulos que estavam "adormecidos" desde que a menina se formou no útero da sua mãe. É mesmo verdade, o ovário da bebé está cheio de óvulos.
Em princípio amadurece um só óvulo de 28 em 28 dias, que passa do ovário para a Trompa de Falópio do mesmo lado, local onde se dará a fecundação caso o óvulo encontre um espermatozóide. 
Para aumentar a imagem
Retirado aqui

O que é a menstruação ou período?
É uma perda de sangue pela vagina, com  duração de 2 a 7 dias. Por que razão acontece?
O interior do útero é "forrado" por uma mucosa chamada endométrio, que sofre alterações de espessura ao longo do ciclo menstrual, provocadas pelas hormonas sexuais femininas. Fica mais espesso depois da libertação do óvulo pelo ovário, preparando-se para funcionar como "ninho" para  um novo ser.
Quando o óvulo não é fecundado o endométrio e o óvulo não usado têm de sair, sendo eliminados na forma de sangue... dá-se a menstruação  ou período.


O que é o ciclo menstrual?
Já sabes que ovário liberta um óvulo com intervalos de cerca de 28 dias. Conta-se a partir do 1º dia da menstruação até ao 1º dia da menstruação seguinte. 
Durante esses 28 dias há fases diferentes, de acordo com as alterações hormonais. O esquema ajuda-te a relacionar o ciclo menstrual com o período fértil:
Retirado aqui

  • A menstruação dá-se do 1º ao 5º ou 6º dia. 
  • A ovulação cerca do 14º dia.  O óvulo está na Trompa de Falópio, pronto a ser fecundado; o útero prepara o endométrio para o receber.
  • O período fértil, em que é mais provável a mulher engravidar, é entre o 10º e o 17º dia; quando o óvulo está nas Trompas de Falópio.
Nos primeiros anos após a 1ª menstruação (menarca) os ciclos menstruais podem ser irregulares. Não é fácil prever quando é o período fértil.
Por isso as primeiras menstruações de uma rapariga podem não surgir no dia previsto, pois os ovários estão a "aprender " a funcionar. Precisam de se adaptar à sua função. A rapariga tem de aprender a conhecer as manifestações do seu corpo.

O que é a fecundação?
Se a  mulher teve relações sexuais quando o óvulo se encontrava numa das Trompas de Falópio, então o óvulo e o espermatozóide unem-se (só um espermatozóide vai entrar no óvulo),  ocorrendo a fecundação
Forma-se um ovo ou zigoto, que se vai dividindo, ainda nas Trompas de Falópio, até formar uma mórula que se dirige ao útero.

O que é a nidação?
mórula chega ao útero e vai fixar-se no endométrio espessado, preparado para o receber, que vai funcionar como um "ninho" para o novo ser. À implantação da mórula no útero chama-se nidação.
Observa a  imagem e vê o filme pois será mais fácil perceberes o que se passa desde a ovulação até à nidação.


Normalmente o ovário só liberta um óvulo de cada vez, que é fecundado por um espermatozóide, e por isso só nasce um bebé. 
Mas, mesmo que tenha sido libertado um só óvulo, e fecundado por um só espermatozóide, pode dividir-se em duas partes separadas, dando origem a dois bebés do mesmo sexo, exatamente iguais: duas meninas ou dois meninos que têm origem no mesmo óvulo e são designados por gémeos verdadeiros ou fraternos. São difíceis de distinguir.
Mas o ovário pode libertar dois óvulos, cada um fecundado por um espermatozóide e, nesse caso, formam-se dois bebés, normalmente de sexos diferentes - um menino e uma menina - que pouco ou nada têm de semelhante.

Sem comentários: